SOS日本語

Ajudando no aprendizado de língua japonesa

Aprenda Japonês Lendo Manga!

Muita gente que começa a estudar japonês, tem o sonho de um dia poder conseguir ler qualquer manga no seu original em japonês. No entanto, isso não precisa ser necessariamente um sonho distante, você pode usar essa motivação para aprender também.

Mas é possível aprender japonês lendo manga?

A resposta é: Claro que sim! E essa é uma das maneiras mais divertidas de se aprender.

Há apenas um requisito básico:

Dominar o Hiragana e o Katakana!

Se você ainda não sabe o hiragana e o katakana, não irá conseguir ler nada em um manga.
E não apenas saber, é preciso dominá-lo, para que a leitura siga fluída. Se você tiver que parar toda vez para consultar uma tabelinha de kana, nunca irá terminar de ler!

Mas e os kanjis? Preciso saber?

A resposta é… depende!

Uma dica importante é você considerar sempre o público alvo  e o tema do manga, antes de decidir lê-lo no original e estudar por ele.

Mangas da Shonen JUMP e Nakayoshi são recomendados pela linguagem fácil e pela presença do Furigana, por serem voltados para o público mais jovem. Em mangas assim, você não precisa saber kanjis, pois eles sempre virão acompanhados de sua leitura.

Aliás, essa é uma ótima maneira de aprender kanji. Alguns kanjis irão aparecer com tanta frequência que, quando você menos esperar, nem vai mais precisar do furigana para conseguir lê-los! O aprendizado acontecerá de forma natural.

No entanto, cuidado! Mesmo com furigana, nem todos títulos vão ser fáceis de entender. Death Note por exemplo, é da Shonen JUMP, mas traz diálogos bastante complexos, e um estudante iniciante pode se desmotivar ao tentar ler pela primeira vez um manga assim.

Outra dica é focar mais em mangas que sejam da vida real. Mangas que se passam em um mundo de fantasia também são legais e podemos aprender muito com eles, mas a chance de aparecer palavras que você nunca vai usar na vida real são muito grandes. Por isso mangas de ambiente escolar, ou que se passem no nosso mundo são os melhores para se aprender.

Como ter acesso aos mangas originais?

Uma das maneiras de se ter acesso aos mangas em japonês, é comprando eles pela internet. Hoje em dia existem muitas lojas boas e confiáveis que vendem para o mundo todo, e basta ter um cartão de crédito para poder comprar qualquer manga que você quiser.

Confira abaixo os melhores sites para compra de manga online:

CDJapan

HMV

Amazon JP

Caso você não possua cartão de crédito e mesmo assim deseja adquirir mangas originais, basta uma pequena visita às livrarias do bairro da Liberdade, em São Paulo. Com certeza você irá encontrar a maioria dos títulos famosos sendo vendidos por lá.

Mas nem todo mundo possui dinheiro sobrando para sair comprando manga por aí, não é mesmo?

Uma outra maneira de conseguir acesso à eles é pelo meio digital. Existem vários serviços oficiais que disponibilizam mangas gratuitamente pela internet, como o Pixiv Comic, o Shonen Jump + e o Tonari no Young Jump.

E se mesmo assim você não achou o que queria… ainda existe uma outra opção não tão legal assim.

Existem muitos sites que disponibilizam os mangas em japonês para download, porém de forma ilegal. Basta procurar pelo título do manga + a palavra “RAW” que você irá encontrar muitos resultados.

Se você mora no Brasil e tem curiosidade de ler os mangas dessa forma, não há muito problema do ponto de vista legal. No entanto, eu recomendo que se você gosta mesmo do manga, considere comprá-lo. Além de ser um jeito de ajudar o mangaka, a experiência de ler no formato físico é muito mais prazerosa.

Se você mora na Europa ou no Japão, é bom tomar bastante cuidado e evitar fazer download de qualquer tipo de material ilegal, pois a legislação contra a pirataria é muito mais rígida nesses lugares e você pode correr o risco de pagar uma multa bem alta ou até mesmo ser preso.

E como aprender japonês lendo manga?

Uma maneira bem rápida de se aprender com manga, é pela comparação.
Se você possuir o manga em português, pode comparar a edição brasileira com a japonesa.

Vamos ver alguns exemplos? (clique na imagem para ampliar)

one_piece

Manga de ONE PIECE

shaman_king

Manga de Shaman King

 

hikaru_no_go

Manga de Hikaru no Go

 

Porém, não tente levar tudo ao pé da letra, pois sempre há adaptações feitas na hora de traduzir um manga, então com certeza você irá se deparar com algumas pequenas diferenças nas edições. Mas de um modo geral, é uma maneira simples e fácil de absorver conteúdo rapidamente.

Se você não possui a edição em português, não tem problema. Você pode tentar ler direto em japonês. Tenha sempre ao seu lado um dicionário, para auxiliá-lo quando encontrar palavras desconhecidas. Sempre que você encontrar uma palavra que julgue interessante ou que poderá ser útil, anote num caderno.

Também é interessante anotar frases inteiras e estruturas, pois nem sempre você irá conseguir entender tudo palavra por palavra. É importante considerar o contexto geral.

Por fim, fique sempre atento ao seu rendimento:

  • A leitura está fluindo?
  • Estou conseguindo entender a história e os diálogos?
  • Passo mais tempo olhando para o dicionário do que para o manga?

Considere sempre estes fatores antes de seguir para o próximo capítulo ou próximo volume. Se a leitura está lenta, se você demora minutos para entender um único balão, que tal escolher um manga mais simples?

Se você está entendendo a história, mesmo que superficialmente, continue! Detalhes mais difíceis de entender sempre irão existir, e a vantagem dos mangas é que são totalmente ilustrados. Aquilo que você não entender pelo texto, pode deduzir pelo desenho. No decorrer da história, provavelmente as peças irão se encaixar e  você irá entender mais, na mesma medida que amplia seu vocabulário e conhecimento.

E aí, quais mangas vocês mais gostam de ler?

Bons estudos e 頑張りましょう!

 

3 Comments

  1. Tenho Captain tsubasa completo, é meio dificil principalmente por ter vários nomes ocidentais. mas estou sempre tentando!!

  2. boa tarde , otimo texto ,parabens . tenho alguns exemplares a venda em : https://www.livrariaoriental.com.br/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*