A maneira mais rápida de se aprender um idioma, é quando estamos sempre em contato com ele e óbvio, quando temos um mínimo interesse em aprendê-lo. Grande parte dos estudantes de japonês, começaram por que gostam de algo que venha do Japão.

Seja a cultura, animes, mangás, games, culinária, música, artes marciais…

O que você mais gosta?

Tendo isso em mente, os seus interesses na língua podem se tornar os seus melhores aliados,  pois tudo será feito de forma prazerosa.

À seguir, algumas dicas para melhorar e acelerar o seu aprendizado, e o mais importante, fazer dele parte do seu dia à dia.

Como aprender Japonês mais Rápido?

  1. Para garantir melhores resultados, antes de qualquer coisa, sugiro que tenha o Hiragana e o Katakana bem memorizados em sua cabeça. A ponto de não ficar travado na hora de ler, de ser algo natural e fluído. Depois de vencer essa primeira etapa, já é hora de se aventurar nas diversas mídias à sua disposição!
  2. Prepare o seu computador:Instale o teclado japonês IME (do Windows ou do Google).
    Utilize a extensão Rikaikun (google chrome) ou Rikaichan (mozilla firefox). Com ela, basta passar o mouse em cima da palavra escrita em japonês, que surgirá a sua leitura e significado em um pop-up.
  3. Com a ajuda da dica 2, comece a visitar sites japoneses. Acostume-se a ler em japonês, quanto mais, melhor.
  4. Você possui TV à cabo? Se sim, experimente assistir o canal NHK.
    Na versão da TV à cabo do Brasil, o canal é um pouco diferente da programação do canal do Japão, ele tem um número maior de noticiários e menor de programas de entretenimento. Por isso, ele vai soar extremamente difícil e impossível no primeiro contato. E no segundo, e no terceiro… Mas o importante dessa prática não é realmente entender o que estão falando nas notícias ou nas novelas. A grande chave aqui é acostumar o seu ouvido. Preste atenção no ritmo, no jeito de falar, na pronúncia. Tente pescar algumas palavras básicas que você já conhece. Quando você entender uma frase inteira, vai ser bom, mas quando entender uma notícia, vai ser melhor ainda!
  5. Gosta de animes ou doramas? Tente assistir de vez em quando sem legendas.  Há sites que disponibilizam legendas em japonês, que na verdade são o closed caption das televisões japonesas. É muito útil também, pois nem sempre entendemos o que é dito.
  6. Na televisão japonesa, os programas de variedades (バラエティ番組) são ótimos para pegar o ritmo de uma conversação e para entender o senso de humor japonês, que é bastante diferente do brasileiro.
  7. Para quem gosta de games: muitos dos games populares, são feitos no Japão. Se possível, faça download da versão original japonesa. Para os iniciantes, recomendo os jogos mais antigos de pokemon para Gambe Boy Color e Advance, pois não possuem kanjis, então teoricamente, serão capazes de ler tudo no jogo!
  8. Leia mangás em japonês (RAW), pois muitas vezes eles trazem o Furigana (ou Rubi), o nome dado quando existe uma leitura em hiragana em cima de um kanji. Mangás para o público mais jovem, como o Shounen e o Shoujo, sempre trazem o furigana. Com isso você conseguirá ler tudo e ainda ter contato direto com kanji e sua leitura.
  9. Um alerta para quem gosta muito de assistir animes: evite se espelhar no jeito que os personagens falam, ou nos seus bordões. A maioria dos personagens de animes são exagerados e caricatos, possuem sempre uma frase de efeito que dizem toda hora, utilizam expressões não tão usuais que não funcionam na vida real.Para fala e pronúncia, espelhe-se sempre em pessoas reais, para não correr o risco de passar algum vexame no futuro!
  10. Se você possui twitter, siga pessoas que twittem apenas em japonês. Dessa maneira, você sempre estará em contato com a língua quando ela aparecer em sua timeline.
  11. Se gosta de músicas japonesas, vá atrás de letras de músicas, mas nunca em romaji. Outro jeito é treinar seu ouvido, tentando adivinhar o que está sendo cantado e depois conferir. Em música isso pode ser uma tarefa difícil até mesmo para nativos, principalmente em Rap!
  12. Crie uma conta no Lang-8, onde você pode escrever textos que serão corrigidos por japoneses nativos!
  13. Visite sites como a Wikipedia (com o Rikaikun ligado!) para aumentar o seu vocabulário.
  14. Quando for criar frases, não faça a frase em português para depois tentar traduzí-la para o japonês. Seu nível de português é muito diferente do japonês, portanto com esse método, não vai conseguir bons resultados logo de cara. Para construir uma frase, pense como um japonês. Esqueça o português por um instante, e utilize somente aquilo que você sabe e conhece de japonês para transmitir sua idéia! Me refiro principalmente à parte gramatical. Na falta de uma palavra ou outra, use o dicionário.
  15. Experimente utilizar o Memrise ou o Anki pelo menos uma vez por dia.

 

Se você seguir algumas dessas dicas, verá que em pouco tempo a língua japonesa fará parte do seu dia à dia, consequentemente, acelerando seu aprendizado e tornando tudo mais divertido! 頑張りましょう!